Categorias
Sem categoria

Você conhece o funcionamento de uma fresadora de asfalto?

Saiba o que faz uma fresadora de piso e asfalto

Você sabe o que é o que faz uma fresadora de asfalto? O nome pode soar estranho para quem não está habituado às questões de urbanismo e pavimentação, no entanto a fresadora de asfalto é uma máquina responsável por remover a camada mais superficial e externa do pavimento. Tal ação permite o recapeamento de forma mais simples e barata, evitando que as famosas operações “tapa-buracos” provoquem o desnível nas vias, ruas e rodovias e que estas voltem a causar problemas em curto prazo.

Como funciona o trabalho das fresadoras?

O trabalho das fresadoras nos asfaltos evita que fissuras, ranhuras e pequenas rachaduras transformem-se em problemas ainda maiores, originando buracos. Além disso, essas máquinas realizam microfresagens no piso.

Esses microfrisos possibilitam melhor aderência dos pneus dos veículos no asfalto, principalmente em dias de chuva e com pista molhada, evitando que os automóveis deslizem ou derrapem e que as pistas fiquem escorregadias.

A fresagem também evita que a água das chuvas fique parada em cima do asfalto, ocasionando a formação de poças de água, responsáveis por acidentes e que também podem danificar o asfalto em médio ou longo prazo.

Vale destacar que essas máquinas funcionam utilizando água para melhor resfriamento dos dentes, responsáveis por fazer os sulcos ou fresagens nas pistas.

A importância das fresadoras

As fresadoras são muito importantes para estradas e ruas, principalmente por aquelas que permitem alta velocidade e por onde trafegam muitos veículos. Essas máquinas fazem parte dos processos de recapeamento, porém, o trabalho das fresadoras de asfalto não é obrigatório em todas as vias.

Os frisos causados por essas máquinas nos asfaltos são uma maneira eficaz de oferecer maior tração aos pneus dos veículos, além de preservar o asfalto. As ranhuras ocasionadas por essas máquinas evitam a degradação precoce do asfalto, provocada pelo empoçamento de água, que ao escorrer de modo irregular pelo piso, origina buracos de tamanhos variados e que ficam “escondidos” na via em caso de fortes chuvas, tornando-se uma armadilha para os motoristas.

Reaproveitamento de material

O material resultante do uso das fresadoras pode ser reaproveitado, pois o processo de extração remove o asfalto de maneira uniforme, dessa forma, o material asfáltico pode ser fresado e reutilizado em misturas para servir de camada de base ou então para a produção de um novo asfalto.

Tipos de fresagem

Existem três tipos de fresagem: a profunda, a fina e a microfresagem.

Profunda: é a o processo que remove as camadas inferiores do pavimento. O distanciamento entre os pontos de corte são maiores, por isso, a profundidade também é maior.

Fina: a distância entre os pontos de corte é menor. Este processo é indicado para pequenas correções de piso e também é usada para nivelamento da pista. Ela promove também maior aderência ao piso.

Microfresagem: a distância entre os pontos de corte é relativamente pequena e esse processo é usado com frequência para remover sinalizações antigas no piso asfáltico, sem a necessidade de um recapeamento em seguida, sem comprometer o tráfego.

Asfaltos Paraná fresadora de asfalto

Precisou de serviços de fresa? Conte com a Asfaltos Paraná

Na hora de procurar uma empresa para executar serviços de fresa, escolha aquela com infraestrutura e expertise no mercado, escolha a Asfaltos Paraná!

Nossa equipe conta com engenheiros atuantes há mais de 35 anos e estamos no mercado desde 2014, oferecendo o que há de mais moderno e o melhor em infraestrutura em pavimentação asfáltica.

Nossos constantes investimentos em pesquisas e laboratórios de última geração nos possibilita atender aos altos padrões de qualidade demandados dentro do setor de pavimentação, atendendo aos mais diversos perfis de clientes.

Pensou em asfaltos, pensou Asfaltos Paraná! Inscreva-se para receber as nossas novidades.