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Entenda como a corrosão acontece no asfalto e como as empresas de recuperação asfáltica podem ajudar

Asfaltos Paraná apresenta produtos para reparar defeitos em pavimentos asfálticos

As rodovias, estradas e vias sofrem corrosão, e muitas delas precisam da recuperação asfáltica para voltar a oferecer segurança e conforto durante travessias.

E como acontece a corrosão do asfalto? 

Quantas vezes você deve ter visto buracos de formarem no asfalto logo após chuvas, ou em locais que trafegam veículos pesados com frequência, como pontos de ônibus ou acostamentos de estradas, pátios e estacionamentos.

O asfalto é um produto de petróleo que também é um componente importante do concreto asfáltico, utilizado na construção de estradas e outras estruturas. O asfalto é um material composto e o processo de corrosão é um processo no qual o ligante asfáltico se deteriora. Infelizmente, a exposição aos elementos faz com que o asfalto se deteriore e corroa com o tempo.

O aglutinante do asfalto se deteriora devido à oxidação química, à hidrólise das ligações de éster e à clivagem hidrolítica. A deterioração provoca fissuras na superfície que provocam a penetração da água e depois torna-se mais fraca. Quando a água penetra na superfície do asfalto, ela corrói os materiais que estão em contato uns com os outros.

A corrosão também pode ser causada pela umidade, sendo um dos fatores mais significativos que podem afetar o pavimento. Muita umidade pode causar um aumento na infiltração de água, que é vista como pequenas poças ou manchas úmidas no solo. Quando as pessoas dirigem sobre o pavimento molhado, em especial veículos pesados, isso faz com que o solo abaixo que serviu de base, seja danificado e assim surge um novo buraco.

Existem métodos para proteger o pavimento da corrosão?

É possível proteger o pavimento através, primeiro, da construção de uma base sólida e de produtos de qualidade como o Concreto Betuminoso Usinado à Quente da Asfaltos Paraná que conta com ligantes especiais que garantem uma melhor cobertura do pavimento, sendo flexível e de maior longevidade.

Além disso é importante que todas as etapas do sistema de drenagem sejam executadas dentro das normas estabelecidas pelos órgãos competentes, você pode saber mais sobre isso, clicando aqui.

A drenagem irá impedir que a água se acumule ou que penetre no asfalto danificando a sua base, evitando buracos.

A manutenção preventiva também evita a corrosão do asfalto. Através da verificação da extensão da via onde está aplicado o pavimento asfáltico é possível identificar pontos onde sejam necessários pequenos reparos que irão evitar problemas futuros, produtos como o asfalto morno e o ensacado podem ser utilizados para essa tarefa.

Quais são os efeitos da corrosão do asfalto na infraestrutura?

Por ser o asfalto poroso, ele pode ser danificado pela erosão da água, o que pode causar rachaduras na superfície. Isso é chamado de espeleologia. As rachaduras permitem que a água penetre no asfalto, levando a uma maior deterioração do material subjacente.

A corrosão do asfalto afeta muitas infraestruturas urbanas como prédios, estradas, estacionamentos e pontes, pois todos são construídos com esse material sujeito à degradação.

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Como o asfalto corroído pode ser reparado?

Como você viu as causas mais comuns de deterioração do asfalto são desgaste, danos causados pela água, exposição a produtos químicos e efeitos da radiação ultravioleta. Antecipar e tomar precauções contra esses fatores pode ajudar a manter o asfalto em boas condições por muito mais tempo.

Reparar asfalto corroído é um processo complexo que pode ser feito de várias maneiras diferentes. Uma maneira é remover o asfalto danificado, reparar qualquer dano subjacente e, em seguida, substituí-lo por asfalto novo. Quando isso não for uma opção, pode ser reparado aplicando um remendo sobre a área corroída.

Esse processo de reparo depende de pessoal especializado e produtos de qualidade, empresas de pavimentação como a Asfaltos Paraná, fazem uma inspeção do local e após estudo apresentam a solução para o problema encontrado naquele ponto da via.

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