Categorias
Sem categoria

Qualidade de pavimentação asfáltica

A qualidade da pavimentação asfáltica pode influenciar a mobilidade, a qualidade de vida e principalmente a economia.

Enfrentar longas horas de estrada como passageiro exige algumas habilidades, principalmente quando o objetivo é encontrar distrações para fazer com que o tempo passe mais rápido.

Porém, chega um momento em que nada mais resolve. Aos poucos você relaxa e vai se desligando de tudo o que está acontecendo ao seu redor, e chega o momento no qual você começa a viajar nos prazeres do sono e dá aquela boa cochilada. De repente você se assusta com um barulho. Seu corpo sente e responde a um solavanco e você acorda.

Bem-vindo à realidade. Um despertador chamado pavimentação de baixa qualidade e sem hora definida para despertar acaba de te acordar. Malditos buracos!

Brincadeiras à parte, essa pode ser uma excelente maneira de entender e sentir qual é a qualidade da pavimentação de uma estrada. Você mora em uma grande capital? Cidade do interior? Não precisa ser um especialista para perceber que está cada vez mais difícil de encontrarmos avenidas ou estradas que estejam ou que mantenham ótimo estado de conservação por um longo período.

Entre os motivos, podemos citar a baixa qualificação técnica dos trabalhadores que executam as obras e a falta de responsabilidade e compromisso dos órgãos públicos, normalmente responsáveis pela fiscalização das obras.

Devemos estar cientes da importância que as malhas viárias têm e como podem influenciar não apenas no quesito segurança, mas também em relação a mobilidade, qualidade de vida e economia.

Conheça alguns fatores significativos para a falta de qualidade da pavimentação asfáltica:

  • Ausência de estudos, projetos e procedimentos executivos de pavimentação.
  • Falhas básicas nos procedimentos de execução.
  • Sobreposição de camadas asfálticas.
  • Falta de nivelamento.
  • Desconhecimento técnico das opções de equipamentos e materiais.
  • Cultura do remendo.
  • Tapa-buraco inadequado.
  • Base mal executada
  • Massa asfáltica de má qualidade

Consequências

A ausência de qualidade da pavimentação asfáltica pode trazer resultados negativos a curto e a longo prazo, tanto para o cotidiano da população, quanto para um país, de uma maneira geral. Confira algumas consequências:

  • Rodovias com péssimo estado de conservação aumentam significativamente o custo operacional do transporte de cargas.
  • Demandam altos investimentos, incialmente com a necessidade de manutenção e restauração, e em casos mais graves, a reconstrução.
  • Agem diretamente na segurança dos motoristas e pedestres.
  • Aumentam o risco de acidentes.
  • Trazem prejuízos. Diminuem a durabilidade de componentes veiculares.

Precisamos destacar que os investimentos e esforços em prol da melhoria rodoviária podem alavancar a competitividade brasileira e garantir a qualidade e a segurança para quem transita pelo modal mais utilizado do Brasil.

Deseja investir em pavimentação de qualidade

Invista em pavimentação asfáltica de qualidade. Confie na resistência e na durabilidade Asfalto Paraná.

Engenheiros com décadas de experiência, estrutura, mão de obra qualificada e atualização constante. É combinando qualidades que a Asfaltos Paraná mostra e prova superioridade em seus projetos, destacando-se na execução de pavimentação asfáltica.

Tendo em vista a necessidade de aliar maior durabilidade, redução de custo e extrema qualidade, o investimento feito pela empresa em laboratórios, inclusive móveis, de última geração, criam meios para atender aos altos padrões demandados dentro do setor de pavimentação.

Deseja investir em pavimentação asfáltica que ofereça extrema qualidade? Entre em contato com a Asfalto Paraná.